737 300f: Tudo que você precisa saber sobre
Curioso sobre o robusto 737 300F? Mergulhe comigo nos detalhes fascinantes do lendário cargueiro aéreo! Descubra segredos da sua eficiência, durabilidade e por que é a escolha favorita para operações de carga mundial. Clique e explore cada aspecto surpreendente deste gigante dos céus!
Detalhes do 737 300f


O Boeing 737-300F, onde F representa Freighter (cargueiro), é uma versão cargueira adaptada do icônico Boeing 737-300, que faz parte da família dos aviões de corredor único mais vendida no mundo. Lançado em 1981, como parte da série Classic 737, que também inclui os modelos -400 e -500, o 737-300 foi um passo à frente na aviação ao oferecer maior capacidade e eficiência que o modelo predecessor, o 737-200.
Com uma capacidade de carga típica de cerca de 17,7 toneladas (39.000 libras), o 737-300F é projetado para acomodar até 83 metros cúbicos (2.920 pés cúbicos) de carga. Isto é feito através do reforço do assoalho e da instalação de uma grande porta de carga na lateral do avião, permitindo a operação com contêineres de carga aérea padrão e paletes. Para o manejo eficiente da carga, o 737-300F dispõe de um sistema de rolos no chão da cabine de carga, facilitando o movimento e a seguração dos itens a serem transportados.
Técnica e aerodinamicamente, o 737-300 conta com os motores CFM56-3B2, desenvolvidos pela CFM International, que representou uma melhoria substancial em relação aos JT8D usados na série anterior. Esses motores não apenas oferecem performance aprimorada como também se encaixam em padrões mais rigorosos de emissões e ruído. Com estes propulsores, o 737-300F pode alcançar uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.785 (aproximadamente 850 km/h) e tem um alcance máximo de cerca de 3.200 milhas náuticas (5.926 km), considerando uma carga padrão e reservas de combustível.
Em termos de dimensões, o 737-300F possui uma envergadura de 28,88 metros, um comprimento de 33,40 metros e uma altura de 11,13 metros. A versatilidade do modelo também é uma característica importante, apto a operar em aeroportos com restrições de espaço, o que é ideal para empresas de carga que necessitam acessar regiões remotas ou aeroportos menores.
O cockpit do 737-300F é equipado com aviónicos básicos, com atualizações disponíveis que podem incorporar tecnologia de navegação e comunicação mais moderna. Originalmente, a aeronave apresentava um layout de glass cockpit com instrumentos analógicos, mas com o tempo muitas foram atualizadas para incluir telas multifuncionais, melhorando a consciência situacional e reduzindo a carga de trabalho dos pilotos.
Transformando uma aeronave de passageiros em um cargueiro envolve várias modificações substanciais, incluindo a remoção de assentos, isolamento do espaço de carga, e adição de um piso reforçado. Em muitos casos, aeronaves que foram convertidas em cargueiras, como o 737-300F, passaram por um processo chamado de Passenger-to-Freighter conversion (P2F), dando-lhes uma segunda vida útil após o serviço como jatos comerciais de passageiros.
Empresas de transporte de carga valorizam o 737-300F por sua confiabilidade, custo operacional competitivo e capacidade de adequação a várias rotas, o que o mantém como uma escolha popular no mercado de frete aéreo, mesmo após décadas de sua introdução original.
Comforto do 737 300f


O Boeing 737-300F, a versão cargueira (F de Freighter) do clássico 737-300, foi desenhado prioritariamente para o transporte eficiente de mercadorias e não tanto para o conforto dos passageiros, visto que seu interior é configurado para maximizar o espaço de carga. No entanto, para os tripulantes que operam essas aeronaves, aspectos ergonômicos e funcionalidades de conforto são essenciais para garantir um ambiente de trabalho adequado durante longas horas de voo.
No cockpit do 737-300F, pilotos são acomodados em assentos ajustáveis que são projetados para oferecer suporte lombar e diversas posições de ajuste que se adaptam a diferentes físicos e preferências pessoais, visando minimizar a tensão corporal durante voos longos. Instrumentos e controles são ergonomicamente posicionados para um acesso fácil e intuitivo, o que é crucial durante operações de carga, que muitas vezes envolvem manobras precisas e rápidas decisões.
Embora a cabine principal seja dedicada à carga, muitas vezes possui uma área segregada e pressurizada para a equipe, com assentos similares aos encontrados nas versões de passageiros do 737 para garantir um mínimo de conforto durante decolagens e aterrissagens ou quando não estão em atividade. Essas áreas podem contar com serviços básicos como iluminação ajustável, ventilação adequada e, às vezes, até mesmo um pequeno lavatório para uso dos tripulantes.
Não é incomum que essas aeronaves possuam uma área de descanso modesta para a tripulação, onde podem descansar em voos mais longos. Esses espaços são equipados com assentos reclináveis ou até mesmo beliches, dependendo da configuração da aeronave. A climatização do espaço de tripulação é projetada para manter uma temperatura confortável independentemente das condições de temperatura externas, garantindo que os tripulantes possam manter o foco e a eficiência operacional.
É importante notar também que, durante as conversões de aeronaves de passageiros para cargueiras, medidas de isolamento acústico podem ser implementadas para reduzir o nível de ruído na cabine de pilotagem e na área de descanso da tripulação, amenizando um dos fatores mais fatigantes em voos prolongados.
Em resumo, enquanto o Boeing 737-300F não é sinônimo de luxo ou sofisticação em termos de conforto de passageiros, já que em essência é uma aeronave cargueira, ele providencia funcionalidades essenciais de conforto e ergonomia para a tripulação, que são fundamentos básicos para assegurar operações seguras e eficientes no transporte aéreo de mercadorias.
Ficha Técnica
Altura Exterior: Aproximadamente 11,13 metros
Envergadura da Asa: Aproximadamente 28,88 metros
Comprimento: Aproximadamente 33,40 metros
Altura da Cabine: Não especificamente divulgada, mas o 737-300 de passageiros possui em torno de 2,16 metros de altura interior.
Largura da Cabine: Aproximadamente 3,54 metros (largura interior do 737-300 de passageiros)
Comprimento da Cabine: Não especificamente divulgado para a versão cargueira, mas o 737-300 de passageiros possui cerca de 24,13 metros de comprimento interior da cabine.
Bagagem Interna: Não aplicável para a versão cargueira; ao invés disso, o 737-300F possui um volume de carga que depende da configuração, mas geralmente ronda os 100 metros cúbicos.
Tripulação: 2 (piloto e co-piloto)
Passageiros: Não aplicável, pois é uma aeronave cargueira
Peso Máximo de Decolagem: Aproximadamente 62.820 kg para o 737-300F
Peso Máximo de Pouso: Aproximadamente 51.710 kg para o 737-300F
Alcance Máximo: Varia de acordo com a carga e outras condições operacionais, mas está em torno de 3.200 km para o 737-300F
Teto de Serviço: Aproximadamente 11.278 metros
Distância de Decolagem: Varia de acordo com a carga e condições, mas em geral é de cerca de 2.200 metros para o 737-300
Distância de Pouso: Varia de acordo com a carga e condições, podendo ser em torno de 1.400 metros
Velocidade Máxima: Aproximadamente 912 km/h (Mach 0.82)
Velocidade de Cruzeiro: Aproximadamente 780 km/h (Mach 0.74)
Motores: 2x CFM International CFM56-3 turbofans
Qual é a fabricante da aeronave 737-300F?
A aeronave 737-300F foi fabricada pela Boeing, uma importante fabricante de aeronaves dos Estados Unidos.
Para que é utilizada a versão 737-300F?
A versão 737-300F é uma variante de carga (freighter) do Boeing 737-300, utilizada principalmente para o transporte de mercadorias.
Quando ocorreu o primeiro voo do Boeing 737-300?
O primeiro voo do Boeing 737-300 ocorreu em 24 de fevereiro de 1984.
Qual é a capacidade máxima de carga da 737-300F?
A capacidade máxima de carga da 737-300F é de aproximadamente 18.5 toneladas ou 40.000 libras, variando com a configuração e modificações na aeronave.
Qual é o alcance máximo da aeronave 737-300F?
O alcance máximo da aeronave 737-300F é de cerca de 2.880 milhas náuticas (5.334 quilômetros), dependendo do peso da carga e das condições de voo.
O Boeing 737-300F ainda está em produção?
Não, a produção do Boeing 737-300, incluindo a versão de carga 737-300F, foi encerrada em 1999. No entanto, muitos deles ainda estão em operação em todo o mundo.
737 300F
Características | Desempenho | Capacidade |
---|---|---|
Alcance máximo: 5.000 milhas náuticas (9.260 km) | Velocidade máxima: 588 milhas por hora (946 km/h) | Capacidade máxima de carga: 52.780 kg |
Motores: dois CFM International CFM56-7B22 | Empuxo máximo: 22.000 libras (98 kN) por motor | Teto de serviço: 41.000 pés (12.500 m) |
Comprimento: 133 pés 10 polegadas (40,84 m) | Envergadura: 112 pés 7 polegadas (34,32 m) | Altura: 39 pés 3 polegadas (11,96 m) |
Peso máximo de decolagem: 170.000 libras (77.111 kg) | Peso máximo de pouso: 140.000 libras (63.503 kg) | Peso vazio: 88.000 libras (39.916 kg) |